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Inbound Marketing para escritórios de contabilidade?

O mundo digital mudou completamente a forma de se expor no mercado, ganhar reputação, estabelecer a marca e conquistar novos clientes. Claro que o boca-a-boca, a indicação sempre ajuda, mas não é o suficiente para garantir a sustentabilidade de muitas empresas. Porém, outra forma de impressionar e conquistar novos clientes surgiu com o Inbound Marketing. […]

O mundo digital mudou completamente a forma de se expor no mercado, ganhar reputação, estabelecer a marca e conquistar novos clientes. Claro que o boca-a-boca, a indicação sempre ajuda, mas não é o suficiente para garantir a sustentabilidade de muitas empresas. Porém, outra forma de impressionar e conquistar novos clientes surgiu com o Inbound Marketing.

E o Inbound Marketing funciona para o setor contábil? Neste artigo, veremos o que é e como ele pode ser usado para conquistar novos clientes:

Mas o que é Inbound Marketing?

Inbound Marketing ou Marketing da Atração é o processo de divulgação da empresa, produtos ou serviços e diferenciais. Essa atração ocorre através da divulgação de conteúdo relevante.

Mas, o processo não para por aí. Além da Atração, o Inbound Marketing possui mais 3 estágios, a Conversão, Venda e, por fim, a Fidelização. Vejamos o que acontece em cada um deles:

1. Atração

Já parou para pensar que toda vez que precisamos buscar qualquer tipo de informação, pegamos o celular ou qualquer outro dispositivo? Hoje, a ferramenta mais utilizada é o Google, mas ainda existem outras, como o Bing e o Yahoo, em menor escala. E porque é tão importante se destacar nos resultados dessas pesquisas? Por que 75% dos usuários desses mecanismos não passam da primeira página em suas pesquisas. Daí a importância da relevância e de se destacar em conteúdo.

As ferramentas de busca indexam todas as informações dos sites para ranqueá-los e apresentar os resultados que realmente interessam a quem está pesquisando. E isto é só o começo.

2. Conversão

O usuário clicou no link do seu anúncio e foi direcionado para o site da sua empresa ou para uma página de cadastro (landing page), certo? Lá, em primeiro lugar, obteve mais informações sobre sua empresa, soluções ou produtos. Depois, para se aprofundar um pouco mais no conteúdo, preencheu um cadastro, informando seus dados, seu e-mail. Ao clicar em enviar o usuário se transformou em um lead. Pronto!

3. Venda

Um lead convertido tem grande chance de se tornar um cliente. Foi atraído, convertido e deu permissão de abordagem. Mas, antes de uma abordagem direta, vale a pena oferecer mais informações e criar engajamento.

Um bom exemplo de como se ganhar o engajamento é uma trilha de nutrição. Ou seja, e-mails sequenciais com informações sobre aquilo que levou o usuário a se converter em lead.

4. Encantamento

Negócio fechado não significa o fim. Contrato assinado pode apenas significar o começo.

As empresas querem sempre vender mais. E vender mais para um cliente é mais fácil e mais barato do que conquistar um novo.

Dessa forma, é muito importante manter o cliente engajado, recebendo informações sobre produtos ou serviços adicionais que possam interessar, ou até mesmo, atualizações dos produtos que contratou.

Atraindo novos clientes para um escritório de contabilidade

Sim, tudo isso que falamos até aqui também faz sentido para a conquista de novos clientes em escritórios de contabilidade. Ou seja, saindo de um espectro mais local, de um bairro ou cidade e passando para um espectro mais amplo, de um estado ou país. Esse processo oferece o acesso a novos potenciais clientes antes inimagináveis.

Mas atender clientes mais distantes é uma quebra de paradigma muito interessante. E pensando nisso a Wolters Kluwer vem desenvolvendo produtos que oferecem garantias e segurança na troca de informações e documentos digitais entre clientes e escritórios de contabilidade.

Um cliente conquistado num processo de Inbound Marketing possui uma tendência natural em aceitar e contratar a prestação de serviços de um escritório de contabilidade de forma remota.

Ferramentas de apoio e controle

A publicação de artigos no blog ou o disparo de e-mails para a base não farão seu telefone começar a tocar. É preciso planejar e estruturar ações para gerar a atenção dos leads. E não se pode deixar de acompanhar e registrar tudo o que acontece neste processo.

Para isso, o mercado oferece diferentes ferramentas de automação de marketing e de CRM. E seguir esse processo de conquista e fidelização, que no mercado costuma-se chamar de Jornada do Cliente, é a chave para o crescimento sustentável da base de leads e da conquista de novos clientes.

A tecnologia não pode ser ignorada e os negócios de sucesso não podem deixar de planejar e estruturar sua continuidade. Assim, a conquista de novos clientes de forma estruturada e contínua através do Inbound Marketing é uma excelente opção.

E tudo isso em paralelo ao fortalecimento de marca e dos valores de quem o utiliza. Comece já a investir em Inbound Marketing! E não deixe de utilizar ferramentas contábeis Wolters Kluwer para apoiar as principais atividades remotas do seu escritório.