Press Releases

Obtenha melhores benefícios fiscais na declaração do Imposto de Renda

Reconhecido pelo mercado, o Prosoft Analir One acaba de ganhar uma versão mais inteligente e preditiva que auxilia os contadores a reduzir os riscos fiscais na entrega do IRPF

São Paulo, Janeiro de 2018 – Até o final de abril, mais de 29 milhões de contribuintes deverão entregar a declaração do Imposto de Renda. Há quem adie este momento ao máximo, mas apesar de estarmos a alguns meses desse prazo, é fundamental que os cidadãos preparem-se desde já, reunindo e organizando previamente os documentos necessários, despesas dedutíveis, comprovantes de rendimentos e outras informações solicitadas para a declaração.

Além do trabalho prévio, a própria elaboração do documento enviado à Receita Federal exige cuidado e conhecimento sobre inconsistências que podem aumentar o risco de a declaração cair na chamada malha fina. Para quem acha que preencher o formulário é uma tarefa fácil, vale o alerta de que hoje existem soluções inteligentes desenvolvidas exclusivamente para este fim, visando sempre buscar os melhores benefícios fiscais. Neste cenário, as empresas contábeis são cada vez mais procuradas por terem o conhecimento e a tecnologia necessários para fazer a entrega da declaração de Imposto de Renda sem erros de preenchimento ou, pior ainda, informações imprecisas que podem prejudicar o contribuinte.

A fim de possibilitar ao usuário fazer a simulações de diferentes panoramas para que obtenham um maior benefício fiscal e possam tomar decisões sobre a melhor forma para entregar a sua declaração, a Wolters Kluwer – Unidade de Negócios Fiscal e Contábil no Brasil oferece ao mercado de contabilidade a sua nova versão do Prosoft Analir. O Prosoft Analir One é uma solução que permite, por exemplo, unir ou separar declarações de casais ou dependentes visando verificar qual seria a melhor opção para o contribuinte.

Líder de mercado, o Prosoft Analir One vem sendo utilizado há 16 anos pela grande maioria das empresas contábeis para gestão de patrimônio e declaração do Imposto de Renda de seus clientes. Uma vez instalado, acessa automaticamente a base do programa da Receita Federal e permite ao usuário fazer uma análise comparativa do movimento do caixa dentro do próprio ano-base e dos últimos cinco anos, com a possibilidade de gerar gráficos destacando essas análises. Em segundos, a tecnologia lê e verifica os dados armazenados, facilitando a identificação de inconsistências.

Cientes de que a Receita Federal tem uma das inteligências fiscais mais modernas do mundo, capaz de realizar inúmeros cruzamentos de dados e informações entre pessoas físicas e jurídicas, é cada vez maior o número de contribuintes que buscam empresas contábeis para a elaboração do Imposto de Renda de Pessoa Física (IRPF) sem contradições que possam chamar a atenção do leão. “Durante o processo, o programa faz a leitura das informações, permitindo ao usuário se inteirar do status da declaração e antecipar se a mesma poderá ou não cair na malha fina da Receita”, destaca Roberto Regente Jr., CEO da Wolters Kluwer – Unidade de Negócios Fiscal e Contábil no Brasil.

A preocupação em relação a eventuais erros na declaração do Imposto de Renda é justificada: só no ano passado, a Receita Federal identificou cerca de 747 mil declarações com problemas – muitas por inconsistências nas informações – e estas caíram na malha fina. Segundo o órgão, este número vem crescendo ano a ano, ao mesmo passo em que se aprimora o sistema de cruzamentos da Receita Federal. “Quanto antes o contribuinte iniciar a elaboração da sua declaração do IRPF, mais tempo hábil ele terá para fazer checagens e corrigir erros que podem inclusive impedir a entrega do documento gerando multas pelo atraso, assim como ajustar informações incorretas ou imprecisas”, destaca Regente.

Mesmo após a exportação para a Receita Federal, o Prosoft Analir One continua a sua análise para acompanhar a situação da declaração do IRPF. Segundo Regente, esta solução é capaz de avaliar, em poucos segundos, o histórico patrimonial e fluxo de caixa do contribuinte e projetar declarações futuras com simulações financeiras, eliminando de vez as inseguranças. “Trata-se de uma solução segura, eficiente e confiável que otimiza a elaboração e entrega de declarações do IRPF e, ao mesmo tempo, gera um ganho em performance e diferencial de serviço”.

Sobre a Wolters Kluwer
A Wolters Kluwer N.V. (AEX: WKL) é líder global em serviços de informação e soluções para profissionais nos setores de saúde, fiscal e contabilidade, risco e compliance, finanças e jurídico. Ajudamos nossos clientes a tomar decisões críticas todos os dias, fornecendo soluções especializadas que combinam um profundo conhecimento de domínio à tecnologia e serviços especializados.

A Wolters Kluwer registou, em 2016, uma receita de € 4,3 bilhões. Sediada em Alphen aan den Rijn, na Holanda, a empresa atende clientes em mais de 180 países, mantém operações em mais de 40 países e emprega 19 mil pessoas em todo o mundo.

A Wolters Kluwer Tax & Accounting é líder em soluções de software, e com sua expertise ajuda profissionais fiscais, contábeis e de auditoria a observar complexas regulações e legislações, a gerenciar negócios e a aconselhar clientes com rapidez, precisão e eficiência. Localmente, a Wolters Kluwer, Unidade de Negócios Fiscal e Contábil no Brasil ajuda seus clientes em processos para tomadas de decisões críticas, com redução de custos e ganho em produtividade.

Para mais informações sobre a organização e nossas soluções, acesse www.wolterskluwer.com e Twitter, Facebook, LinkedIn, e YouTube. Para as soluções brasileiras, acesse www.wolterskluwer.com.br.

Mais informações:
ADS Comunicação Corporativa (www.adsbrasil.com.br)

Contatos com:
Juliana Patez – tel. 11 5090-3023 – e-mail [email protected]
Sílvia Balzan – tel. 11 5090-3014 / 9.9955-5318 – e-mail [email protected]

Cadastre-se e receba nossas notícias