Blog

A importância do contador durante a crise.

Em momentos de crises sociais e econômicas, não podemos perder esse foco e destacar o importante papel que esses profissionais têm perante a empresa e, com certeza, consequentemente, perante a sociedade!!

Todas as pessoas que são do meio empresarial sabem da importância do contador para as empresas, pois eles detêm os meios necessários para manter os negócios nos eixos.

Em momentos de crises sociais e econômicas, não podemos perder esse foco e destacar o importante papel que esses profissionais têm perante a empresa e, com certeza, consequentemente, perante a sociedade!!

Falando em linhas gerais, o contador é responsável pelo cadastro da empresa, por avaliar o melhor regime tributário, pela constante entrega das obrigações, por acompanhar a legislação e entender onde seu cliente se enquadra naquele texto. Ou seja, ele é o profissional capaz de orientar e suportar tomadas de decisões, pois ele conhece o cenário financeiro de seus clientes.

Tomar decisão nem sempre é tarefa fácil, mas, com profissionais adequados, podemos ao menos minimizar as dúvidas e conhecer mais argumentos para nossas escolhas. Portanto, é essencial dar valor aos profissionais apropriados, que podem auxiliar principalmente nesse momento tão difícil!!

Por isso, se eu fosse dar um conselho aos diretores ou donos de empresas que “não enxergam uma luz no fim do túnel”, ou até mesmo que estão pensando em fechar, eu diria: conversem com seus contadores, ouçam o que eles tem a dizer, pois, talvez, eles tenham uma outra visão do assunto e possam te ajudar.

Aos contadores que estão desanimando por conta da crise econômica, eu diria: levante a cabeça, estude as possibilidades disponíveis e as tenham na “ponta da língua”, porque elas poderão salvar um empreendimento, salvar empregos. Não desanime, você é importante! Seu papel é de suma importância não só para seu cliente, mas também para a sociedade.

Portanto, o momento é difícil sim, entretanto, é uma oportunidade para unirmos forças, experiências e conhecimentos. Posso afirmar, com toda certeza, juntos, conseguiremos superar essa situação de uma forma mais amena.

Vamos em frente, temos que confiar que logo a crise vai passar!! E, lembre, cabe a cada um de nós tirar a melhor lição, extraindo dela não os obstáculos, mas sim a oportunidade!!

Autora:
Maíra de Camargo Sant’ Ana | Analista de Legislação Senior na Wolters Kluwer Brasil |  LinkedIn 40x40 A importância do contador durante a crise.