Blog

Automação contábil: o que levar em conta na hora de escolher?

Você sabia que a automação contábil está transformando o papel das contabilidades no mercado? Descubra suas particularidades, influências e meios de adesão!

A automação contábil já é uma realidade no mercado moderno e que promete se tornar cada vez mais difundida e influente entre os contadores e escritórios de contabilidade.

Muitos acreditam que automatizar os processos contábeis pode fazer com que a atuação dos profissionais da área se torne obsoleta para as empresas. Porém, isso não corresponde à realidade!

Na verdade, a automação contábil tornará o papel dos contadores ainda mais importante e valioso para os seus parceiros, já que permitirá a entrega de serviços muito mais alinhados às estratégias e demandas gerenciais das organizações.

Quer saber mais sobre o conceito, sua influência sobre o futuro da contabilidade e os melhores meios de aderir aos seus benefícios? Descubra a seguir!

O que é automação contábil e qual sua relação com o futuro da contabilidade?

Mais do que nunca, as empresas precisam lidar com diversas informações e trocar dados de maneira constante, com obrigações cada vez mais detalhadas e complexas junto ao governo, seus colaboradores, parceiros e clientes.

Nesse cenário, a automação contábil desempenha um papel fundamental, já que desburocratiza, organiza e acelera diversas tarefas que demandam muito tempo e esforços dos profissionais.

Dessa maneira, enquanto o processamento e ordenamento de dados são feitos por um sistema próprio, os contadores ficam livres do trabalho considerado “bruto”, e podem adotar funções analíticas e de maior valor estratégico para seus parceiros.

Para se ter uma ideia, segundo uma pesquisa da Avanade divulgada na Exame, os negócios que integram a tecnologia aos seus processos elevam seus lucros em até 70% e agregam 78% a mais de produtividade entre seus colaboradores.

Em poucas palavras, a automação contábil é um conceito que visa utilizar a tecnologia em prol de atividades contábeis mais eficientes, produtivas, amplas, assertivas e com menores custos para quem as desempenha.

Mais do que um movimento natural de alinhamento ao mercado moderno, a automação contábil também é uma oportunidade para que os escritórios de contabilidade se tornem mais competitivos e lucrativos.

Isso porque, de acordo com os resultados de um estudo divulgado pela Forbes, 75% dos contadores brasileiros afirmam não digitalizar os seus processos.

Ou seja, trata-se de uma tendência repleta de benefícios, altamente alinhada às necessidades do mercado moderno, mas que ainda está em processo de plena expansão no Brasil!

Quer aproveitar esta oportunidade para destacar o seu escritório, fidelizar os seus clientes, economizar recursos e conquistar ainda mais parceiros?

Antes de descobrir os melhores meios para aderir à automação contábil, é importante conhecer todas as possibilidades que são oferecidas na área. Confira mais detalhes sobre as suas vantagens no próximo item.

Quais são os benefícios de contratar um sistema de automação contábil?

Ao entender os benefícios que os melhores sistemas do mercado são capazes de proporcionar, você garantirá uma visão mais clara sobre aquilo o que precisa para o seu escritório!

Entre as vantagens mais significativas que a automação contábil pode gerar, destacam-se:

  • Alto ganho de produtividade, já que operações antes demoradas e trabalhosas podem ser feitas de maneira instantânea, tudo com total confiabilidade e a garantia de que os contadores possam voltar seu foco para serviços mais estratégicos;
  • Redução de erros e retrabalhos, uma vez que a coleta, a análise e o processamento dos dados são feitos por uma ferramenta especializada, capaz de verificar a conformidade de tudo o que é recebido e organizado, evitando que possíveis falhas prejudiquem os serviços contábeis;
  • Otimização de custos, graças à maior produtividade dos contadores. Além disso, trabalhos mais ágeis e com maior valor agregado não só atraem e fidelizam mais clientes, como também liberam tempo para que novos parceiros sejam prospectados. Sistemas de automação contábil também são mais baratos e eficientes do que softwares avulsos;
  • Maior visão estratégica para a contabilidade e seus clientes, uma vez que a tecnologia vai muito além da automatização de processos. Com inteligência e métricas de desempenho, a automação contábil permite uma visão mais ampla sobre pontos passíveis de melhorias, gargalos, áreas de maiores custos, entre outros fatores ligados às estratégias dos negócios;
  • Destaque perante o mercado, pois todos os pontos destacados até aqui possibilitam um atendimento de excelência e alto valor para as empresas, capaz de influenciar seu sucesso perante seus concorrentes. Além disso, é uma área que ainda pode crescer muito no Brasil, e que promete ampliar ainda mais a relevância dos contadores para as rotinas de seus clientes.

No próximo item, descubra como optar pelo melhor sistema de automação contábil!

O que você precisa saber para contratar um bom sistema de automação contábil?

O ponto de partida para aderir à automação contábil é optar por um sistema de qualidade, que atenda as necessidades do seu escritório, facilite suas rotinas, agregue mais produtividade e potencialize a redução de custos.

Em um primeiro momento, defina quais são as suas principais demandas e se os sistemas oferecidos à sua empresa são compatíveis com outros softwares e formatos de arquivos já utilizados entre os seus colaboradores.

Além disso, priorize as soluções que ofereçam suporte completo, desde a fase de testes até às demandas do pós-implementação, bem como um atendimento especializado e foco nos melhores protocolos de segurança disponíveis no mercado.

Por fim, ao levar todos estes aspectos em consideração, priorize o sistema de automação contábil que reúna as seguintes características:

  1. Automação de processos, ampla compatibilidade, velocidade de processamento e mais dinamismo para balancetes, folhas de pagamento, entre outras responsabilidades contábeis;
  2. Possibilidade de recebimento de todos os dados contábeis e fiscais diretamente dos ERPs dos clientes;
  3. Total segurança para os dados, acessibilidade e alinhamento à legislação, que deve contemplar diversos regimes de tributação;
  4. Atualizações constantes, com inserção de novas funcionalidades, melhorias de desempenho e alinhamento às diretrizes governamentais.   

Quer agregar mais eficiência no seu escritório? Então conheça o Prosoft Conecta, um hub de APIs para tornar suas soluções mais integradas, e o Prosoft INTAX, que oferece automação contábil para toda a importação e tratamento dos seus documentos fiscais!