Blog

BI na contabilidade: como oferecer análises e direcionais assertivos para seus clientes

Saiba como os conceitos de Business Intelligence podem ser utilizados no setor da contabilidade para otimizar os recursos das empresas e aumentar a lucratividade.

No mundo contemporâneo, os dados dos usuários digitais são um recurso valioso. Não à toa, vemos crescer o setor de Business Intelligence (BI), especializado em transformar as informações virtuais em insights de negócios. Neste artigo, vamos explicar o que é essa área e como utilizar o BI na contabilidade.

Para isso, primeiro precisamos explicar um conceito fundamental: o Big Data. Como o próprio nome sugere, ele tem a ver com grandes volumes de dados. Mas que dados são esses? São os seus, os meus e os de todas as pessoas que utilizam a internet!

É isso mesmo, você não entendeu errado: todas as pessoas. Mas é claro que eles não estão disponíveis para qualquer um. Cada organização ou empresa tem acesso ao seu próprio conjunto de dados, que podem ser gerados em diversas plataformas virtuais.

 

E o que se pode fazer com tanta informação disponível?

Uma infinidade de coisas, embora isso não seja simples. É preciso entender que esses dados não vêm prontos numa planilha. E para aproveitar o potencial que eles oferecem, precisamos do auxílio de um profissional ou software de BI.

A partir disso, podemos ter acesso ao verdadeiro valor dos dados: seu potencial de guiar nossas estratégias. Basicamente, para fazer isso acontecer, precisamos de alguém (ou algo) que seja capaz de coletar, limpar, analisar e apresentar dados relevantes para os objetivos do negócio.

Um bom exemplo disso é um case da Fiat, que coletou informações por meio de suas redes sociais para descobrir os desejos de seus consumidores e lançou o “carro dos sonhos” dos seus clientes em 2011.

A boa notícia é que você também pode aproveitar todo o potencial do BI na contabilidade e nós vamos te ajudar a entender exatamente como fazer isso. É só continuar a leitura!

 

A importância do BI na contabilidade

Se tem algo que 2020 provou é que precisamos ser adaptáveis às mudanças e desafios colocados pelo mundo moderno. Na área da contabilidade, não é diferente.

Hoje, os profissionais do setor precisam entender que, para serem competitivos e diferenciados, não basta que se atenham apenas a cumprir atividades fiscais e burocráticas dentro das empresas nas quais atuam. É preciso ter um olhar muito mais apurado, analítico e estratégico, tornando-se um braço direito qualificado para a gestão da empresa.

É aí que aparece a importância do BI na contabilidade, já que, para desempenhar esse papel exigido na modernidade, o contador deve ter à sua disposição dados e informações que o auxiliem na tomada de decisões importantes para o rumo da empresa. 

E, por sorte, já existem ferramentas que facilitam a vida dos contadores nessa questão. Alguns softwares, por exemplo, permitem a automatização de tarefas e a centralização de diversos dados contábeis e fiscais de uma empresa em uma única plataforma, o que beneficia muito os profissionais do setor.

Abaixo, vamos te ajudar a entender melhor como essas ferramentas funcionam e quais vantagens elas nos oferecem. Confira!

 

Como utilizar BI na contabilidade

Para aproveitar ao máximo os benefícios do BI na contabilidade, é necessário saber como aplicar os conceitos e conhecer as ferramentas que podem nos ajudar a fazê-lo.

O uso de um bom software para a gestão dos dados, por exemplo, é um ótimo começo. Assim, podemos armazenar uma grande quantidade de dados gerados diariamente, em diferentes setores que, posteriormente, podem ser usados tanto para objetivos fiscais quanto para análises de negócios.

Uma plataforma como essa oferece também uma grande integração entre diferentes setores de uma empresa, o que dá ao contador a possibilidade de avaliar quais processos podem ser otimizados em outras áreas para reduzir custos e otimizar a lucratividade.

Essas plataformas geram ainda gráficos e relatórios automáticos. Assim, o contador pode focar na análise dos dados, que é a essência do BI na contabilidade.

Também, é possível fazer o uso de filtros que ajudam a monitorar indicadores de desempenho e realizar o cruzamento de informações, que contribuem para que o contador participe ativamente nas decisões estratégicas da empresa.

Há, ainda, funções complementares bastante úteis, como o acesso às informações na nuvem em qualquer dispositivo autorizado e a possibilidade de compartilhar informações com colegas de trabalho, gestores, clientes e outros stakeholders.

Dessa maneira, com uma boa visão estratégica e o uso de ferramentas, os profissionais do setor conseguem fazer um bom uso dos conceitos de BI na contabilidade.

 

O papel do contador como consultor

Como destacamos anteriormente, não basta que os contadores concentrem seus esforços em tarefas burocráticas e repetitivas que ocupem a maior parte de seus dias dentro das empresas nas quais atuam.

Por isso, o BI na contabilidade, nesse contexto, aparece como uma boa possibilidade de reinvenção e novas responsabilidades dentro do escopo de trabalho.

Hoje, o contador deve assumir um papel de consultor, analisando diversos insights de negócios, a partir dos dados financeiros das organizações, para sugerir aperfeiçoamentos pontuais que melhorem os resultados da empresa.

Assim, com o uso da ferramenta certa, isso é mais do que possível. Ao integrar e gerenciar diversas informações do negócio, podemos ter uma visão privilegiada de todas as ações realizadas, o que otimiza consideravelmente a tomada de decisões.

Para tanto, é preciso que o consultor assuma esse papel, tenha interesse e curiosidade para aprender a utilizar esses softwares no seu cotidiano, e, desse modo, se torne um ativo ainda mais valioso para a organização que representa.

 

Temos a ferramenta ideal para você

No entanto, se você não tem ideia de qual software de gestão contábil utilizar na sua empresa, a Wolters Kluwer tem uma ótima recomendação para você: o Prosoft Analytics.

A ferramenta oferece diversos recursos como os que citamos ao longo do texto, facilitando as análises de negócios. Além disso,  pode ser uma grande aliada para que você conte com os benefícios do BI na contabilidade e aprimore o seu negócio. 

Se quiser conhecer um pouco mais sobre a plataforma ou a empresa, é só acessar nosso site. Até a próxima!

MKT banner Prosoft Analytics BI na contabilidade: como oferecer análises e direcionais assertivos para seus clientes