Blog

Como escolher o melhor software de contabilidade para sua empresa

Descubra como escolher o melhor software de contabilidade e entenda a importância desse tipo de recurso para a competitividade da sua empresa.

Garantir o melhor software de contabilidade é de suma importância para qualquer empresa. Esse tipo de recurso faz com que tarefas normalmente trabalhosas, demoradas ou complexas se tornem, literalmente, automáticas.

Em poucas palavras, um programa desse segmento nada mais é do que um sistema integrado de gestão empresarial voltado à área contábil.

Ao atuar de maneira padronizada para operacionalizar funções que antes eram feitas pelo contador, o recurso permite que esse profissional possa atuar em funções mais estratégicas, livrando-se de tarefas longas, repetitivas e rotineiras.

A seguir, saiba mais sobre as vantagens de contar com o melhor software de contabilidade. Descubra também como escolher a opção ideal para a sua empresa e conheça os diferenciais das soluções da Wolters Kluwer!

 

Quais as vantagens de contratar o melhor software de contabilidade?

Conforme mencionado inicialmente, um bom software de contabilidade é fundamental para automatizar tarefas repetitivas. Isso garante que o contador tenha mais foco em temas que exigem estratégia e raciocínio e se ocupe menos em questões burocráticas.

Relatórios com demonstrações de resultados, por exemplo, podem ser gerados em segundos através de sistemas informatizados. Antes, isso tomaria tempo e energia dos profissionais, que agora podem ter a sua produtividade aumentada.

Processos feitos manualmente, vale destacar, também são mais suscetíveis a erros. Relatórios automáticos, por sua vez, reúnem dados precisos e previnem que decisões gerenciais sejam afetadas por levantamentos equivocados do negócio.

Levando em consideração, também, que as informações contábeis são estratégicas – e que por isso jamais podem ser vazadas – um bom software garante um grau de segurança muito mais elevado do que aquele dos arquivos manuais.

Em poucas palavras, ao optar pela escolha do melhor software de contabilidade, uma empresa garante processos mais rápidos, seguros e assertivos. Somados, esses fatores garantem mais competitividade, conferindo ganhos significativos sobre o investimento da aquisição!

No item seguinte, veja como escolher o programa contábil ideal para a sua empresa.

 

Como escolher o melhor programa contábil?

Agora que você já sabe porque é vantajoso contar com o melhor software de contabilidade, confira os pontos mais importantes para ponderar na hora de escolher o seu:

Conheça as suas demandas contábeis

Antes de contratar qualquer solução contábil, avalie quais são as principais demandas e necessidades que precisam ser supridas por ela.

Seja no seu escritório de contabilidade ou mesmo no setor da empresa em que você atua, procure conversar com todos os profissionais que utilizarão o sistema e entender se a opções de software escolhida é capaz de otimizar as funções realizadas por eles.

Avalie quantas pessoas vão utilizar o programa, quais relatórios serão gerados mais constantemente, quais funções podem ser automatizadas, entre outros pontos semelhantes.

É sempre interessante procurar por programas parametrizáveis , que se adaptem às suas principais demandas. Lembre-se: não adianta optar pelo software mais barato se ele não for capaz de suprir as tarefas que você mais precisa!

 

Opte por fornecedores que tenham um bom suporte

O melhor software de contabilidade também é aquele que oferece o melhor suporte.

Dúvidas vão surgir sobre a utilização do sistema, atualizações serão necessárias e problemas precisarão ser resolvidos – e, para isso, o relacionamento com o fornecedor deve ser o melhor possível.

Verifique até que horas o suporte funciona diariamente, se ele trabalha aos finais de semana, quais os canais oferecidos, se os responsáveis pela resolução dos problemas realmente são eficientes, entre outros aspectos nesse sentido.

Tenha em mente que problemas e imprevistos sempre acontecem. Para que sua contabilidade não seja afetada por eles, o suporte precisa ser ágil, completo e efetivo.

 

Busque por referências de outros clientes

O quesito levantado no item anterior, bem como outras questões importantes referentes à qualidade do software pretendido, pode ser pesquisado junto a outros clientes do fornecedor deste serviço.

Procure por empresas que já utilizam o sistema que você está avaliando e pergunte como está a satisfação dos responsáveis acerca da tecnologia oferecida.  Levante quais foram os principais benefícios obtidos e quais as frustrações encontradas no seu uso.

O próprio fornecedor pode indicar clientes para você buscar por referências ou mesmo apresentar casos de sucesso. Ao solicitar essas informações, pergunte sobre os ganhos de produtividade ou do retorno sobre o investimento nas situações apresentadas.

Esse tipo de informação garante uma visão mais realista sobre a solução escolhida e, consequentemente, uma escolha mais segura.

 

Avalie o custo-benefício

Como mencionamos anteriormente, quando a questão é preço, nem sempre as soluções mais baratas são aquelas que suprem as suas necessidades.

O inverso, porém, também é válido: os softwares mais caros não são necessariamente os mais vantajosos para o orçamento da sua empresa.

A melhor maneira de avaliar essa questão é através do custo-benefício. Primeiro, verifique se o preço é atraente em relação aos recursos oferecidos. Depois, veja se essas soluções são comuns entre a concorrência ou melhores que a média.

O ideal é pesquisar por diferentes fornecedores e escolher aquele que, ao mesmo tempo, tenha um preço condizente com o seu orçamento e ofereça recursos mais vantajosos que o de seus concorrentes.

Claro que muitas vezes os programas mais caros podem ser aqueles com mais opções para o usuário. Nesses casos, procure avaliar quais processos serão mais utilizados através do software pelo seu time contábil.

Com os principais meios de escolher o melhor software de contabilidade em mente, no próximo item, veja o que destaca a Wolters Kluwer nessa área!

 

Por que as soluções da Wolters Kluwer são referência nessa área?

A Wolters Kluwer é líder mundial em serviços de informação para profissionais das mais diversas áreas. Além dos setores fiscal e contábil, a empresa também atua nas frentes de saúde, governança, risco, compliance e jurídica.

Suas soluções visam a auxiliar empreendedores a tomar decisões críticas diariamente. Isso é feito através de sistemas robustos, que aliam um profundo conhecimento de domínio com serviços e tecnologia especializados.

Com os produtos da Wolters Kluwer, sua empresa não terá complicações e ampliará as suas possibilidades de gerenciamento. A integridade dos seus dados é garantida e possibilita um atendimento mais eficiente e rápido aos seus clientes.

Além de softwares versáteis – que se adequam às mais variadas demandas e modelos de negócio –  a empresa ainda oferece o menor custo possível aos seus parceiros.

O principal objetivo é aumentar a produtividade e a lucratividade das empresas e setores contábeis, aumentando sua performance corporativa!

E você, quer o melhor software de contabilidade para tornar o seu negócio mais funcional, organizado e interativo? Então, faça como os nossos mais de 10 mil clientes e venha para a Wolters Kluwer! Nosso time está pronto para lhe atender.