Blog

Empreendedorismo e contabilidade: 5 dicas para quem está começando!

Já pensou em ter o próprio negócio e ser um contador consultor? Veja 5 dicas para quem está começando a integrar a área de empreendedorismo e contabilidade!

O sonho de ter o próprio negócio tem aumentado cada vez mais no Brasil, o qual também é uma meta dos profissionais contábeis.  O fato é que isso não exige somente competências técnicas, mas também habilidades para empreender. Mas, você já pensou nas vantagens de integrar empreendedorismo e contabilidade?

Ter o próprio escritório contábil é uma oportunidade maior de crescimento pessoal e profissional. É um modelo de negócio que está tendo bastante demanda entre os profissionais do setor. Aliás, é um caminho para que o contador deixe para trás a imagem de burocrata.

Então, se você quer entender melhor sobre como funciona a junção de empreendedorismo e contabilidade, selecionamos 5 dicas para quem está dando início às atividades!

Empreendedorismo e contabilidade no Brasil

Em território nacional, o contador ainda pode ser visto muitas vezes como um profissional burocrata. Aquele que integra mais atividades de documentação e relatórios de exigências legais. No entanto, o contador tem se tornado cada vez mais um perfil de parceiro estratégico dos negócios.

Um exemplo dessa evolução está justamente na importância de unir empreendedorismo e contabilidade. Sobre isso, dados de uma pesquisa feita em fevereiro de 2020 pelo Conselho Federal de Contabilidade evidenciam a mudança no setor.

O levantamento mostrou que a tendência é a cultura da contabilidade como profissão liberal: enquanto 518.587 são contadores autônomos, 63.425 são empresas contábeis (sociedades e empresários individuais).

Ao comparar com o mesmo período de dois anos atrás, é possível perceber uma redução da profissão como autônoma e aumento de escritórios contábeis. Nesse caso, os números eram: 524.336 autônomos e 58.334 empresas.

Ou seja, a trajetória e evolução na atuação do contador têm trazido novos caminhos para a profissão no Brasil. Um exemplo disso é a oportunidade de atuar como consultor e parceiro do cliente, auxiliando ativamente nos planejamentos estratégicos e na tomada de decisão dos negócios.

O contador consultor, a evolução da contabilidade

A bagagem do contador tradicional, que lidava, muitas vezes, somente com questões burocráticas, embora tenha tido seu papel importante na evolução do profissional, tem sido superada pelas inovações no setor.

Isso porque a tecnologia veio para ficar e trazer nova roupagem a várias profissões no Brasil, e uma delas é a do contador. Novas tendências têm surgido e ampliado os meios de atuação do profissional, possibilitando integrar empreendedorismo e contabilidade.

O contador consultor é a principal evolução do setor. O que antigamente era feito de forma mais manual, hoje em dia é otimizado pelas aplicações tecnológicas avançadas do mercado.

Por exemplo, o profissional já não precisa mais passar horas fazendo cálculos complexos e preenchendo planilhas e documentações. Essas tarefas se tornaram muito mais facilitadas pela eficiência de softwares contábeis. Mas, se o contador já não mais investe seu tempo com essas questões, o que ele faz?

Ele tem como principal propósito atuar como parceiro estratégico do negócio para elevá-lo a um novo patamar. Dessa forma, ele orienta o empreendedor com relação a várias áreas, como a financeira, a patrimonial e a econômica.  

5 dicas para quem quer empreender na contabilidade

Desenvolva competências gerenciais e comerciais

Para integrar empreendedorismo e contabilidade, o primeiro passo é assumir a posição de empreendedor. Ou seja, é preciso se preparar para deixar a imagem de contador burocrático e técnico e se posicionar como um empresário.

Os conhecimentos contábeis você já tem, agora é necessário desenvolver competências gerenciais e comerciais. Afinal, uma empresa possui várias áreas, como RH, Marketing, tecnologia, setor de vendas, entre outras, que você precisa conhecer. Tenha em mente algumas habilidades importantes:     

  • Possuir perfil de líder;
  • Ter visão de negócio;
  • Saber negociar;
  • Saber gerenciar o tempo;
  • Desenvolver pensamento analítico e estratégico;
  • Otimizar a comunicação.

 

Identificar os desafios do setor e se diferenciar

Com o crescimento dos escritórios contábeis e do profissional como consultor e parceiro de negócios, é preciso se destacar. Para ter sucesso com a integração de empreendedorismo e contabilidade, você vai precisar identificar os desafios do setor e as oportunidades do ramo constantemente.

Afinal, empreender é buscar diferentes formas de agregar valor ao seu negócio e ao do cliente também. Por isso, é preciso focar nas soluções oferecidas. Quanto mais solucionar necessidades específicas do empreendedor, mais chances têm de atuar de forma diferenciada e oferecer um serviço exclusivo.

Montar um planejamento estratégico

Quando o assunto é empreender, um bom planejamento estratégico é essencial. Para investir em empreendedorismo e contabilidade, isso não é diferente. Inclusive, essa competência será necessária em várias ocasiões enquanto contador consultor, por exemplo.

Ou seja, saiba montar um bom plano de negócios focado em estratégia e otimização de tempo, serviços, atuação, público-alvo, financeiro, marketing, entre outras questões pertinentes. O planejamento funciona como um roteiro e deve considerar os pontos mais importantes da empresa.

Tecnologia para integrar empreendedorismo e contabilidade

Por fim, vale lembrar que integrar empreendedorismo e contabilidade é ampliar a rede de serviços e atuação do profissional. Com isso, a tecnologia vem para agregar valor à gestão e ao processo de tomada de decisão da clientela.

Isso porque é a melhor forma de contribuir com o desenvolvimento das empresas. Então, você precisa começar já adquirindo uma boa base tecnológica.

Por exemplo, vários serviços podem ser agilizados por softwares: dados fiscais, extratos bancários sincronizados, gráficos visuais para análises, controle financeiro e movimentações bancárias, etc. 

E é exatamente para isso que o Prosoft Analytics foi pensado: ajudar a evoluir o seu serviço de consultoria frente às soluções e tomadas de decisão dos clientes. Agora, oferecer um serviço orientado por dados e se destacar no mercado ficou muito mais fácil. Com ele, além de ter a possibilidade de gerar relatórios otimizados para várias análises técnicas, ainda é possível cruzar dados e obter insights para os problemas encontrados. 

Conheça agora mesmo o Prosoft Analytics, ferramenta que proporciona soluções inteligentes para você que quer se tornar expert em empreendedorismo e contabilidade!