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Imposto de Renda Pessoa Física: como oferecer o melhor serviço

Descubra as 5 melhores maneiras de melhorar os serviços de Imposto de Renda fornecidos pelos contadores e de aproveitar as oportunidades da época de declaração.

Não é novidade que o período de entrega do Imposto de Renda Pessoa Física costuma gerar estresse nos escritórios de contabilidade.

A demanda de trabalho sempre aumenta significativamente, especialmente quando o prazo de entrega das informações se aproxima, que é quando uma boa parte dos clientes busca pelo auxílio de um contador.

Por mais que o volume de serviços aumente, é preciso garantir que os profissionais não fiquem sobrecarregados e que a qualidade do serviço oferecido se mantenha alta.

Qualquer erro ou desatenção pode levar à retenção de uma declaração, gerando problemas para o cliente e para a imagem da empresa de contabilidade.

Ao garantir um bom padrão para os serviços e atender com excelência as demandas dos clientes, o aumento da procura pode se tornar uma excelente oportunidade para que o escritório gere muito mais receita e conquiste novos parceiros.

De acordo com a Receita Federal, 910.996 contribuintes caíram na malha fina em 2020. Esse dado só reforça a importância do papel dos contadores em agregar mais segurança na entrega do Imposto de Renda.

Quer descobrir como garantir clientes satisfeitos na declaração do Imposto de Renda e gerar mais oportunidades para sua empresa? Então, confira as dicas a seguir!

 

Como os contadores podem melhorar a experiência dos clientes na declaração do imposto de renda?

O primeiro passo para oferecer o melhor serviço contábil durante a declaração do Imposto de Renda é demonstrar aos clientes como a atuação do contador lhes garante mais segurança em todo o processo.

Com isso em mente, procure manter seus parceiros sempre bem informados e os eduque sobre a importância de cumprir os requisitos exigidos no Imposto de Renda, como o cumprimento do prazo de entrega de documentos.

Mantendo atenção às exigências da Receita Federal e às minúcias de toda a entrega, garanta que os serviços sejam ágeis e que não gerem dificuldades aos profissionais. Assim, sua equipe se mantém engajada e seus clientes sempre satisfeitos!

A seguir, confira as 5 melhores maneiras de melhorar seus serviços de Imposto de Renda e de aproveitar as oportunidades geradas na época de declaração:

1.   Adote uma comunicação educativa junto ao cliente

Um serviço de qualidade sempre depende de uma relação próxima com os clientes. Dessa forma, com uma comunicação ativa e educativa, é possível conquistar a confiança das pessoas e gerar oportunidades para parcerias mais duradouras.

Por isso, demonstre que seu escritório quer ajudar os clientes, e não simplesmente prestar mais um serviço. Para isso, informe sobre as principais mudanças do  Imposto de Renda, os documentos necessários, eventuais penalidades, entre outros detalhes acerca do tema.

Assim, você transmite a sensação de que pode gerar mais facilidades aos parceiros e que se preocupa que eles entendam todos os detalhes do processo.

Nesse sentido, uma excelente alternativa é oferecer materiais personalizados, como e-books, vídeos ou artigos que expliquem cada etapa da declaração e sua importância.

Coloque-se também à disposição para tirar dúvidas, realizar reuniões e esclarecer qualquer demanda, garantindo mais proximidade com o seu público.

 

2.   Forneça uma sugestão de prazo para a entrega dos documentos exigidos

Os clientes muitas vezes têm uma rotina corrida, o que torna difícil exigir que eles cumpram os prazos com fidelidade. Apesar disso, é importante encontrar meios de garantir que eles se mantenham atentos a essa obrigação.

A declaração do Imposto de Renda possui uma data limite, mas o mais recomendado é trabalhar com um prazo prévio junto aos seus parceiros. Isso evita que falhas no sistema prejudiquem sua agenda ou mesmo que ocorram imprevistos perto da data de entrega.

Estabeleça um período prévio para receber a documentação e informe a data final aos clientes. Utilize os canais oficiais de comunicação do seu escritório para isso e reforce a mensagem até receber tudo o que é necessário.

Caso você perceba que alguém deixou de enviar algum documento no prazo que você estabeleceu, procure ligar ou fazer um contato direto para relembrar a entrega e evitar que a situação gere problemas.

 

3.   Fique atento às mudanças

Mais do que conhecer os detalhes e exigências do Imposto de Renda, é necessário manter-se atento às suas eventuais mudanças.

A atualização e atenção constante à legislação evita que os clientes sejam eventualmente afetados com multas ou encargos. Além disso, sua equipe também não sofre com retrabalhos.

Com as possíveis mudanças que serão promovidas pelo Governo Federal e os eventuais impactos da Reforma Tributária, é preciso manter-se atento, informando aos clientes não apenas sobre a declaração atual, mas também sobre o que esperar das seguintes.

 

4.   Faça uso das declarações passadas

É normal que os clientes voltem ao mesmo escritório que fizeram a declaração do Imposto de Renda do ano anterior para realizar a seguinte.

Aproveite essa oportunidade para demonstrar que sua equipe é proativa e que se organizou para agilizar sua entrega.

Pegue os dados das declarações passadas e já as organize para apenas atualizar as novas informações.

Dessa maneira, você surpreende seus parceiros e ainda ganha mais tempo para atender a novos interessados!

5.   Utilize ferramentas de auxílio para gestão de contabilidade

Como mencionamos anteriormente, o melhor serviço para declaração de Imposto de Renda é aquele feito com agilidade, máxima qualidade e adequação às exigências da Receita.

Nesse contexto, o uso da tecnologia é a melhor alternativa para que os escritórios elaborem o Imposto de Renda de maneira organizada, precisa e mais rápida.

Muitas são as ferramentas disponíveis no mercado, mas é preciso priorizar aquelas que agregam mais produtividade ao contador.

Com o Prosoft Analir Plus, você elabora o Imposto de Renda de forma organizada e precisa, com relatórios mais visuais e preditivos.

O sistema é compatível com os cálculos da Receita Federal, conta com inteligência para análise patrimonial, além de armazenamento de documentos em nuvem, com organização por CPF.

A solução permite que você receba documentos digitalizados durante o ano todo, diminuindo o estresse do período da entrega e possibilitando serviços mais consultivos, como de planejamento tributário, por exemplo.

O Prosoft Analir Plus também economiza tempo com a leitura automática de documentos, pois ele reconhece o conteúdo dos documentos enviados, sendo eles imagens ou PDF. Os dados ficam prontos para análise graças à tecnologia de reconhecimento ótico de caracteres.

Além disso, você tem mais segurança, com dados criptografados e protocolos de proteção, e ainda sincroniza as informações com outros colaboradores pelo Google Drive, One Drive ou Dropbox, facilitando o trabalho em Home Office.

E você? Quer agregar esses e muitos outros benefícios para suas declarações de Imposto de Renda? Então, conheça o Prosoft Analir Plus e conte com a melhor tecnologia para análise e gestão de IRPF

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