Blog

Como o BI potencializa a integração de dados na contabilidade

A ideia de integração de dados na contabilidade está intimamente ligada ao conceito de Business Intelligence. É o BI que possibilita a gestão inteligente de indicadores para uma tomada de decisões eficiente. Em poucas palavras, ao integrar e gerenciar informações, é possível ter uma visão completa das ações que já foram realizadas no negócio e […]

A ideia de integração de dados na contabilidade está intimamente ligada ao conceito de Business Intelligence. É o BI que possibilita a gestão inteligente de indicadores para uma tomada de decisões eficiente.

Em poucas palavras, ao integrar e gerenciar informações, é possível ter uma visão completa das ações que já foram realizadas no negócio e do que pode ser feito em prol das metas futuras.

A integração de dados na contabilidade, portanto, permite que o BI reúna todas as ferramentas necessárias para que uma empresa seja avaliada. Assim, ela pode estabelecer,  com precisão, novos posicionamentos para atingir os seus objetivos.

A seguir, entenda melhor os fatores que tornam o Business Intelligence tão relevante para o segmento contábil das organizações. Descubra também como funciona essa integração de informações!

 

Qual o potencial do Business Intelligence para o segmento contábil?

Por mais que o Business Intelligence seja importante para todos os segmentos do mercado, existem algumas frentes de atuação em que os seus benefícios são ainda mais marcantes.

A integração de dados na contabilidade se destaca entre essas áreas, já que o uso inteligente de informações contábeis agrega benefícios significativos como:

 

Gerencie seus indicadores de maneira precisa

A base de informações que o BI fornece para o gerenciamento são indicadores de performance do negócio.

Ao definir e integrar essas referências, é possível cruzar dados de desempenho, comparar os resultados de diferentes períodos e avaliar possíveis falhas. É isso que possibilita a identificação de gargalos e sua posterior correção.

Por meio dos indicadores de performance, é possível ter uma visão completa da empresa. Mais que avaliar o que ocorre no presente, é possível ter uma noção exata do que foi feito no passado e traçar novas ações para o futuro.

 

Trace estratégias mais assertivas

A integração de dados na contabilidade não serve apenas para tornar a gestão contábil mais confiável e eficiente. Através dela, o BI contribui para o gerenciamento do negócio como um todo, otimizando processos e fornecendo meios de expansão.

Com o Business Intelligence integrado aos processos, a contabilidade tem posse de uma base concreta de informações para garantir a eficiência de novas estratégias.

Mais que um meio de conferência e de evitar erros na contabilidade, trata-se de uma ferramenta que amplia as oportunidades gerenciais!

 

Integre e compartilhe informações

Como mencionamos anteriormente, o uso correto da BI fornece uma visão completa da empresa. Esse acompanhamento integral pode ser facilmente compartilhado com os clientes da contabilidade.

Com o sistema certo, é possível integrar dados contábeis e fiscais em um único dashboard, capaz de proporcionar inúmeras análises gerenciais de maneira simples e intuitiva.

Por meio de relatórios com demonstrativos de resultados, os contadores agregam mais relevância a seus serviços. Isso, porque podem fornecer diretamente aos contratantes visões muito precisas sobre receitas, despesas, ebitda, entre outros pontos relevantes.

Isso abre novas possibilidades a esses profissionais, que passam a desenvolver um serviço muito mais consultivo e estratégico através da análise de números – também agregando mais facilidades aos clientes com o compartilhamento direto desses dados. 

 

Tome decisões mais eficientes

Com indicadores bem definidos, estratégias mais precisas e informações integradas entre os setores, o BI é capaz de traçar rumos muito mais seguros para as organizações.

A coleta, análise e integração de dados na contabilidade cria uma base sólida para os rumos de um negócio. Isso faz com que os investimentos sejam mais precisos, os riscos muito menores e os ganhos mais seguros!

Se antes ainda havia espaço para que algumas decisões fossem feitas com base na percepção e intuição dos gestores, com o Business Intelligence são informações sólidas de desempenho que definem os novos rumos da empresa.

Agora que você já sabe quais são os fatores que tornam o BI tão relevante para o setor contábil dos negócios, no próximo item, entenda melhor como é o seu funcionamento.

 

Como funciona o BI na análise e integração de dados na contabilidade?

O uso do Business Intelligence ocorre graças à digitalização dos processos contábeis.

Lidar com dados já faz parte do cotidiano dos contadores – e seu principal desafio nesse sentido é cruzar as informações para que elas gerem análises pertinentes e insights para novas ações.

Ao aderir a uma plataforma da área, os profissionais podem relacionar dados contábeis e fiscais automaticamente, que são dispostos em gráficos visuais e painéis intuitivos que facilitam e otimizam as ações de consultoria.

Com uma navegação intuitiva e a possibilidade de tratar as informações através de filtros, os contadores podem vislumbrar diversos cenários e prever resultados com mais eficiência. Tudo isso de forma organizada e visualmente agradável.

Entre os principais benefícios dos recursos de BI para a integração de dados na contabilidade, destacam-se as possibilidades de:

  • Unificar todos os dados fiscais e contábeis da empresa em um único ambiente simples e intuitivo;
  • Garantir meios visuais de análise de maneira rápida e inteligente, através de gráficos interativos;
  • Utilizar diversos filtros nessas demonstrações, que podem ser aplicados para a visualização de diferentes cenários;
  • Compartilhar as informações pertinentes ao negócio entre todos os interessados, sejam contadores, gestores, colaboradores em geral e principalmente os  clientes;
  • Direcionar o tempo e a força de trabalho antes utilizados na análise manual de informações em prol de funções mais estratégicas;
  • Acessar todos os recursos na nuvem, através de qualquer dispositivo autorizado;
  • Lidar com a integração de dados na contabilidade de maneira intuitiva, através de uma solução de autoatendimento.

Sem o BI, o ato de consolidar informações e organizá-las em planilhas ou gráficos para demonstrar resultados contábeis e financeiros era uma tarefa extremamente trabalhosa e que tomava muito tempo dos profissionais.

Com a integração de dados na contabilidade em um software específico, esse valioso tempo pode ser dedicado a funções estratégicas e consultorias baseadas nos insights fornecidos!

Para ter sucesso ao aderir a esse tipo de ferramenta, porém, é preciso ter em mente que a solução de Business Intelligence escolhida deve oferecer todas as ferramentas necessárias para a sua gestão estratégica.

Se você quer desfrutar do que há de melhor em integração de dados na contabilidade, acesse o link e confira todos os detalhes da solução Prosoft Analytics, que foi especialmente desenvolvido para integrar seus dados contábeis e fiscais!

MKT banner Prosoft Analytics Como o BI potencializa a integração de dados na contabilidade