Blog

IRPF 2021: Por que o Prosoft Analir é o seu aliado na declaração do imposto de renda pessoa física

Quer evitar atrasos, prevenir erros e garantir mais tranquilidade na declaração do IRPF 2021? Conheça todos os benefícios e possibilidades do Prosoft Analir!

Você, sua contabilidade e seus clientes já estão se preparando para a entrega do IRPF 2021?

Todos os contribuintes que tiveram rendimentos maiores que R$28.559,70 no ano de 2020 precisam acertar contas junto à Receita Federal!

Por mais que o calendário oficial ainda não tenha sido divulgado, é comum que o prazo de declaração se estenda do dia 1º de março até 30 de abril. Ou seja, são 60 dias para apresentar as informações ao Fisco.

No ano passado, a pandemia da COVID-19 fez com que a data final fosse prorrogada para 30 de junho, mas a tendência é que o IRPF 2021 retome o calendário normal.

Assim, é preciso manter-se atento para prestar as declarações dentro do prazo correto. Afinal, a não apresentação ou o atraso do IRPF 2021 gera uma multa mínima de R$165,74 aos contribuintes, que pode chegar a 20% sobre o valor devido.

Portanto, mais do que garantir pleno alinhamento às exigências da Receita, ter atenção em relação à auditoria dos documentos dos clientes e respeitar os devidos prazos, o uso da tecnologia também se tornou indispensável para que os contadores não sofram com atrasos, erros ou demais problemas capazes de prejudicar a entrega do IRPF 2021.

Nesse contexto, o Prosoft Analir se destaca como a melhor solução para os profissionais da área, reunindo recursos de ponta para análise de caixa, evolução patrimonial e até gestão de documentos.

Quer saber mais sobre os benefícios e possibilidades oferecidos pelo sistema? Descubra a seguir!

Entenda como o Prosoft Analir facilita a elaboração do IRPF 2021

Eliminar riscos e agregar mais tranquilidade na declaração do IRPF 2021 pode ser um diferencial significativo para que os contadores conquistem novos clientes e estreitem o relacionamento com o seu público.

Assim, contar com uma solução confiável e com tecnologia de ponta para análise de caixa e evolução patrimonial é fundamental.

Com o Prosoft Analir, você elabora o IRPF de maneira muito mais organizada e precisa, com inteligência para análise patrimonial, relatórios visuais e preditivos, além de resultados compatíveis com os cálculos da Receita Federal.  

A solução é totalmente integrada ao sistema da Receita e reúne as seguintes características para otimizar as suas entregas do Imposto de Renda:

  • Importação de declarações direto do software da Receita Federal ou arquivos XML;
  • Acompanhamento e comparativos da evolução patrimonial dos últimos cinco anos;
  • Simulação para declaração individual e conjunta;
  • Geração de DARF com códigos de barra;
  • Leitura de declarações e acompanhamento do status pós-declaração via eCAC.

Ao agregar mais produtividade e qualidade, e ainda poupar tempo nas declarações, o Prosoft Analir permite que os contadores tenham maior disponibilidade para seus clientes e foco total em suas reais necessidades.

Dessa forma, a solução é ideal para promover uma contabilidade consultiva, capaz de gerar ainda mais valor e impactos positivos para o público do seu escritório contábil.

Para que você entenda melhor as vantagens garantidas pelo sistema, no próximo item, confira algumas de suas funcionalidades mais importantes!

Confira os principais benefícios da solução

Com o Prosoft Analir, os contadores têm acesso a uma série de recursos e vantagens para aumentar a qualidade e o desempenho de seus serviços. Os principais deles são:

Análise de caixa

Por meio do Prosoft Analir, é possível realizar a apuração que demonstra todos os rendimentos, variação patrimonial, pagamentos e doações realizados pelo contribuinte, trazendo o resultado do caixa e a sua média mensal distribuída para custeio dos gastos realizados ao longo do ano.

A partir disso, os contadores podem reconhecer os principais gargalos e fontes de rendimentos dos clientes, traçando estratégias para um melhor planejamento financeiro e tributário.

Evolução patrimonial

No mesmo sentido, os recursos para evolução patrimonial possibilitam uma análise da evolução do patrimônio dos últimos 5 anos.

Por meio do balanço dos ativos, passivos e do patrimônio líquido, é possível determinar o desempenho financeiro dos clientes.

Assim como a análise de caixa, esse ponto é de suma importância para o IRPF 2021. Isso porque, se o acréscimo patrimonial for maior que os rendimentos líquidos, o Fisco pode considerar o caso como sonegação fiscal e levar o declarante à malha fina!  

Mais tempo para os clientes

Como destacado anteriormente, todas as facilidades garantidas pelo Prosoft Analir não apenas aprimoram os serviços contábeis, como também livram os contadores de tarefas demoradas, repetitivas e burocráticas.

Assim, os profissionais têm mais tempo livre para prestar um atendimento próximo e de excelência aos seus clientes, com disponibilidade e recursos inteligentes para agregar mais valor às suas demandas fiscais, financeiras, contábeis e tributárias.

Simulação

Durante a elaboração do IRPF 2021, o contador pode simular todos os resultados com muito mais assertividade e segurança, graças aos cálculos que são compatíveis com o sistema da Receita Federal.

Essas simulações podem ser individuais, com a separação das declarações, ou conjuntas, com elas unificadas.

Além disso, todos os benefícios do Prosoft Analir mencionados até aqui podem ser complementados com funções ainda mais práticas e avançadas. No item seguinte, descubra as possibilidades oferecidas pela extensão Plus do sistema.

Tenha ainda mais facilidades no IRPF 2021 com o pacote Plus do Prosoft Analir

Em adição às facilidades oferecidas para análise de caixa, evolução patrimonial e para a própria elaboração do IRPF 2021, o Prosoft Analir conta ainda com sua extensão Plus, que concede os dados prontos para avaliação.

Por meio dela, a documentação dos clientes pode ser recebida via WhatsApp, para um número específico da solução durante todo o ano, sem trocas de mensagens.

Ao todo, a solução é capaz de ler 6 tipos de documentos, transferindo-os ao sistema e os convertendo em informações prontas para análises.

Isso é garantido graças à tecnologia OCR (Optical Character Recognition), que interpreta arquivos JPG, PNG ou PDF e dispensa a instalação de qualquer aplicativo extra.

Dessa maneira, você recebe, organiza e gerencia os documentos dos clientes com muito mais agilidade e praticidade, se livrando do estresse próprio do período de apresentação do IRPF e garantindo insumos para serviços mais consultivos e estratégicos.

Ainda, o software organiza automaticamente todos os comprovantes e documentos por CPF.

Por sua vez, a segurança das informações também é garantida, já que o Prosoft Analir Plus protege todos os dados por meio de sólidos protocolos de proteção e criptografia de ponta.

Confira no vídeo abaixo, todos os benefício do Prosoft Analir.

 

E você? Quer realizar a declaração do IRPF 2021 de maneira mais prática, organizada, segura e estratégica? Então, acesse o link e saiba mais sobre todas as possibilidades oferecidas pelo Prosoft Analir!